É crescente o número de pacientes que procura a dermatologia após a realização de procedimentos estéticos mal sucedidos. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam manchas, cicatrizes, queimaduras, feridas, infecções cutâneas, entre outros problemas.
Grande parte confessa ter realizado procedimento estético (laser, peeling, botox, criolipólise, preenchimento facial) com profissionais não habilitados e em locais como clínicas de estéticas ou salões de beleza, pois ofereciam valores atrativos.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para o perigo do exercício ilegal da medicina por profissionais que não são médicos, que não são conhecedores e especialistas da pele. A instituição apresenta um número alarmante: neste ano o país tem 426 mil médicos contra 2 milhões de profissionais (não habilitados) realizando procedimentos que são de competências restritas de médicos.
Por esse motivo, a oferta de procedimentos a baixo custo é grande, todavia, traz um imenso perigo para a saúde da sua pele.
Então, esteja sempre atento a:
- O procedimento será realizado por um dermatologista – especialista em pele?
- O produto oferecido tem marca?
- Te mostraram o lote de fabricação e a validade do produto?
- Os aparelhos (laser, radiofrequência, entre outros) são atuais? Como são realizadas as manutenções dessas máquinas?
- O local onde será realizado o procedimento está de acordo com as normas exigidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)?
- O valor sugerido do procedimento é compatível a outras clínicas médicas?
Vale lembrar que os fornecedores e farmacêuticas oferecem produtos e máquinas de estética praticamente com o mesmo valor em todos os locais. Então, se alguém está oferecendo preço abaixo do mercado para angariar clientela, ou estão utilizando produtos de marcas 'questionáveis', ou não realizarão o procedimento de forma correta.
As práticas ilícitas de profissionais que não são médicos não só gera uma concorrência desleal, quanto provoca marcas irreversíveis na pele.
Por isso, consulte sempre um dermatologista antes de optar por tratamentos e profissionais com preços e ações duvidosas.
Comentários
Postar um comentário